Stefano Boeri: "As cidades têm o potencial de se tornarem protagonistas de uma mudança radical"

Stefano Boeri usou seu discurso no New York Times Cities of Tomorrow forum para focar no papel que as florestas verdes e urbanas podem ter na melhoria da qualidade de vida e do ar em cidades ao redor do mundo. Falando no evento em Nova Orleans, o aclamado arquiteto destacou o impacto das emissões de carbono produzidas pelos edifícios, ao mesmo tempo em que ressaltou o potencial dos arquitetos de usar o ambiente construído como veículo para mudanças sociais e ambientais positivas.

A partir de experiências como o masterplan Tirana 2030 e o projeto Bosco Verticale em Milão, Boeri sugere que “as cidades têm os recursos e o potencial para se tornarem protagonistas de uma mudança radical visando combater os efeitos dramáticos das emissões de carbono, tornando-se mais sustentáveis, saudáveis e integradas.”

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Uma árvore na cidade, uma árvore madura, sozinha, produz 110 quilos de oxigênio a cada ano; e absorve centenas de gramas desse veneno invisível produzido sobretudo pelo tráfego e que entra nos nossos pulmões todos os dias. Mas acima de tudo, uma árvore na cidade absorve cerca de 400 quilos de dióxido de carbono a cada ano. Multiplique o número de árvores e outras plantas nas cidades do mundo, traga a natureza viva não apenas nos pátios e avenidas, mas também nas fachadas e nas coberturas de casas, escolas, museus, shopping centers. São escolhas necessárias se quisermos que nossas cidades se tornem protagonistas de um desafio que a cada dia se torna mais difícil, mas que ainda está em aberto: tentar, se não parar, pelo menos retardar o aquecimento global.
-Stefano Boeri

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

A mensagem subjacente do discurso de Boeri foi a necessidade de desafiar os níveis crescentes de CO2 em sua origem: cidades. Ele citou o masterplan Tirana 2030, em que o arquiteto propõe transformar a capital albanesa usando um sistema de corredores verdes. Para evitar o espraiamento urbano, uma floresta orbital de dois milhões de novas árvores irá circundar Tirana, ditando que o novo desenvolvimento ocorra ao longo dos eixos centrais históricos. O plano triplica o espaço verde no centro da cidade, através de dois anéis verdes adequados para caminhadas e ciclismo, além de um grande oásis natural ao redor do Lago Farka.

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Enquanto o projeto Tirana 2030 foca no impacto da intervenção urbana em escala urbana, Boeri também usou o fórum para enfatizar o potencial das florestas verticais, “trazendo a natureza viva nas fachadas dos nossos edifícios”. Funcionando como um dispositivo anti-expansão e uma floresta urbana, o Milan Bosco Verticale incorpora o equivalente a dois hectares de floresta em uma superfície concentrada de 1500 metros quadrados.

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Boeri planeja exportar as lições do esquema de Milão para cidades em todo o mundo, como uma floresta vertical com estrutura de madeira em Paris e um esquema pré-fabricado em Eindhoven.

Na China, considerando que Xangai e Pequim estão entre as cidades mais poluídas do mundo, há uma grande atenção em torno do tema de trazer a natureza para dentro dos contextos urbanos e ainda mais sobre como construir novas cidades verdes e sustentáveis. A ideia de Forest City que estamos desenvolvendo nas regiões de Liuzhou, Lishui e China tem como objetivo criar assentamentos de tamanho médio que integrem árvores e plantas em superfícies urbanas horizontais e verticais.
-Stefano Boeri

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Promovido pelo New York Times, the Cities of Tomorrow Forum reúne políticos, prefeitos, empresários, gestores, acadêmicos e jornalistas para antecipar e comparar os grandes desafios que as cidades do mundo terão que enfrentar nos próximos anos; a partir dos efeitos da mudança climática, da inovação no transporte urbano e dos temas dramáticos da pobreza e da solidão urbana.

Tirana 2030: Como a natureza e a cidade coexistirão na capital da Albânia

Em 1925, o estilista italiano Armando Brasini propôs um masterplan para transformar a capital albanesa Tirana. Quase cem anos depois, o Tirana 2030 (TR030), projeto de Stefano Boeri Architetti, foi aprovado pelo Conselho Municipal de Tirana.

Edifício Bosco Verticale / Boeri Studio

Construído na 2014 na Milão, Itália. Imagens do Laura Cionci, Stefano Boeri Architetti. O primeiro exemplo de uma floresta vertical foi inaugurado em outubro de 2014 em Milão na área de Porta Nuova, como parte de um projeto de reforma...

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Stefano Boeri: "As cidades têm o potencial de se tornarem protagonistas de uma mudança radical"" 03 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908879/stefano-boeri-as-cidades-tem-o-potencial-de-se-tornarem-protagonistas-de-uma-mudanca-radical> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.